geral@inovar-mais.pt
Sumários – Coordenação de Turma – Gestão de Cursos – Avaliações – Indicadores de Gestão
Escolas privadas e públicas, profissionais e externatos.

A aplicação é constituída por vários automatismos que permitem uma fácil utilização, o que confere à mesma uma elevada eficácia na criação e gestão dos currículos por parte dos serviços administrativos.

Além de um processo de matrícula rápido e simples, a aplicação faz a renovação da mesma, automaticamente.

Acesso imediato às relações de turma, com informação por aluno sobre a idade, subsídio da Ação Social Escolar, situação de repetência e sinalização de necessidades educativas especiais. Possibilidade de registo e consulta de comportamentos e ações disciplinares instauradas. Consulta simples da assiduidade dos alunos.

Está igualmente ao dispor dos docentes um menu onde podem visualizar de uma forma rápida os últimos eventos ocorridos na turma, tais como faltas, registos de comportamento, mudanças do estado de matrícula, avaliações e atividades marcadas e notificações.

Para o registo dos sumários diários, permitindo a introdução de anexos e  a repetição fácil do texto quando a aula decorre em vários tempos contínuos. Permite também o registo de atividades não letivas, de apoios e de aulas de substituição, O docente consegue visualizar a planificação semanal do seu trabalho, assim como distinguir, através das diferentes cores, os sumários que estão escritos e os que não foram registados.

A aplicação permite o lançamento das propostas de avaliação intercalar e de final de período dos doecentes diretamente no programa, bem como o registo das sínteses descritivas das disciplinas que lecionam.
É possível configurar e parametrizar avaliações distintas, paraos diferentes currículos.

Disponibiliza ao docente a possibilidade de indicar alunos para apoio educativo podendo  fazer todos os relatórios na própria aplicação. Permite, não só realizar relatórios de despiste como fazer o acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.

A calendarização de reuniões pode ser feita na aplicação, bem como a redação, envio e/ou impressão das convocatórias e, por fim, a redação e impressão das atas.

Existe a possibilidade de enviar notificações, email e SMS para docentes, alunos e encarregados de educação através da aplicação, ficando documentado todo o histórico das comunicações realizadas. Possibilidade de redação de ofícios, por parte dos diretores de turma, para alunos, encarregados de educação e outros envolvidos no processo de acompanhamento do aluno.

Acompanhamento da turma quanto a pontualidade e assiduidade, resultados escolares e medidas de apoio implementadas. Justificação de faltas e possibilidade de disponibilização de informação aos encarregados de educação, na plataforma de consulta ou por envio de comunicações. Zona de registo de contactos feitos no âmbito da direção de turma.

Recolha e agregação automática de dados disponíveis na aplicação a partir do momento da matrícula. Acesso à informação individual, por parte do diretor de turma. Possibilidade de aplicação de questionário, configurável, com tratamento posterior de dados análogo ao dado à informação de matrícula.

Permite uma filtragem dos dados dos alunos e a sua exportação para Excel, permitindo tratar os dados de acordo com as preferências ou necessidades de cada unidade orgânica. Gera, de forma automatizada, inúmeros gráficos e tabelas que facilitam a análise de dados estatísticos  que podem também ser impressos em PDF. Todos estes dados são calculados em tempo real e permite a visualização de mapas baseados nos indicadores que a OCDE utiliza no relatório PISA.

A produção de relatórios estatísticos e mapas facilita a feitura de balanços, a um nível micro e também macro; permite comparar períodos homólogos, guardar e apresentar histórico, permitindo acompanhar a evolução dos resultados, assim como intuir tendências. Estão, ainda, disponíveis comparações entre avaliações internas (aluno, turma, ano, unidade orgânica) e entres estas e as externas.

Em particular, há a possibilidade de comparar as classificações do 3º período com a classificação interna final (CIF), notas de exame e nota final. Estes gráficos comparativos poderão ser visualizados em termos de total de positivas, médias e aproveitamento global.

Estes relatórios fazem tratamento estatístico por turma, por ano de escolaridade, e por disciplina.

A título de exemplo, o primeiro deles permite a visualização de um conjunto de tabelas e gráficos que ajudarão a análise das classificações por período.

Entre as tabelas e os gráficos permite visualizar a distribuição das classificações por disciplina e por turma, assim como os gráficos de análise das mesmas. Permite uma análise com base em medidas de localização (como a média, a moda ou a mediana) e de dispersão (como o desvio-padrão). A escola pode comparar os resultados dos alunos com o nível educacional dos pais, ou em função do género.

Além disso, este relatório permite a impressão em formato PDF e formato Word para que a escola possa introduzir as suas anotações respeitantes a cada tabela ou gráfico.

O objetivo é facultar indicadores que auxiliem na tomada de decisão dos vários interlocutores dos estabelecimentos de ensino, quer através do tratamento dos dados já existentes no sistema quer proporcionando uma recolha simples de outros considerados pertinentes, provenientes quer da avaliação periódica quer da caracterização dos próprios alunos, dos seus agregados familiares e dos contextos socioeconómicos a que pertencem.

Também se pretende estudar a influência da implementação de medidas de promoção do sucesso (como o são as aulas de apoio, o aumento de carga letiva, ou menos alunos por turma, entre outros), do nível habilitacional dos pais e encarregados de educação, ou do acesso a novas tecnologias nos resultados escolares.

A aplicação disponibiliza informação (recolhida aquando da matricula e ao longo do ano letivo), organizada e tratada, recorrentemente solicitada às unidades orgânicas (estratificação da população por estabelecimento de ensino, por ano, por género, por idade ou por nacionalidade, por exemplo, ou devolução de dados sobre a etnia dos alunos ou sobre o abandono escolar, para mencionar apenas algumas das solicitações) ou que, num dado momento, seja importante conhecer (alunos com necessidades educativas especiais, alunos cuja língua materna não seja o português, número de retenções no percurso escolar, expetativas quanto ao futuro, entre muitas outras).

Desta forma, as escolas terão acesso a informação referente a diversos indicadores, o que lhes permitirá uma tomada de decisão mais rápida e adequada à sua realidade, contribuindo para a melhoria de desempenho de processos de gestão por parte destas instituições (ao nível dos resultados alcançados e de metas razoáveis a definir, ao nível do funcionamento dos diferentes serviços educativos, bem como no que diz respeito a aspetos de gestão e de liderança atenta e atempadamente interveniente).

Possibilidade de registo e controlo da pontualidade, bem como da assiduidade dos docentes.

Possibilidade de atribuição de perfis adequados a cada utilizador. O supervisor do programa poderá configurar para cada perfil quais são os acessos permitidos ao utilizador.

É, também, permitido configurar se a escrita de sumários é permitida fora dos estabelecimentos de ensino ou restrita a estes.

Aplicação única por agrupamento, disponível para todos os níveis de ensino, e garantindo todas as especificidades.

Possibilidade de definir diferentes avaliações e grelhas de tempos para cada escola e nível de ensino.

Disponibilização de plataforma informativa, configurável, para que o aluno, o encarregado de educação e outros envolvidos no processo de ensino-aprendizagem possam consultar, total ou parcialmente, os manuais adotados; o currículo, o horário e as marcações na agenda da turma; os sumários das diferentes disciplinas; a assiduidade e os registos de comportamento, a avaliação contínua e as avaliações periódicas, as sínteses descritivas e as habilitações do aluno. Permite, ainda, o processo de pré-matrícula e o preenchimento de questionários online.

SIGE  (Micro I/O)
WebUntis (Infohorários)
PFEB (Importação e Exportação)
ENES (Importação e Exportação)
ENEB (Importação e Exportação)
Portal Escolas (Importação de Matriculas)
SIIFSE (Exportação)
Aplicações de Horários (Importação)
MISI / Ministério da Educação e Ciência