geral@inovar-mais.pt
Sumários – Coordenação de Turma – Gestão de Cursos – Avaliações – Indicadores de Gestão
Escolas privadas e públicas, profissionais e externatos.

A aplicação cumpre todas as alterações impostas pelo Decreto-Lei 139/2012, alterado pelo Decreto-Lei 91/2013  e pela Portaria 74-A/2013 e  possui vários automatismos que permitem uma fácil utilização, o que confere à mesma uma elevada eficácia na gestão dos currículos por parte dos serviços administrativos.

O programa permite que o processo de matrículas seja rápido e simples, podendo matricular-se automaticamente todos os alunos de um ano letivo para o outro.

Acesso simples às relações de turma em diversos formatos, com informação sobre a idade, a existência de subsídio da Ação Social Escolar e a sinalização de necessidades educativas especiais, por aluno. Possibilidade de registo e consulta de comportamentos e ações disciplinares instauradas. Consulta simples da assiduidade dos alunos.

Está igualmente ao dispor dos docentes um menu onde podem visualizar de uma forma rápida os últimos eventos ocorridos na turma, tais como faltas, registos de comportamento, ou marcações na agenda.

É uma ferramenta útil no registo dos sumários diários, permitindo a introdução de anexos e a repetição fácil do texto quando a aula decorre em  vários tempos contínuos. Os sumários são  registados e subnumerados por módulo para um melhor controlo e  também para facilitar o cálculo da taxa de presenças  no mesmo.

A existência de cronogramas, atualizados continuamente em função dos sumários escritos e/ou das alterações no horário da turma, permite ter uma perspetiva da data de fim dos diversos módulos e disciplinas.

A aplicação permite que os docentes visualizem a taxa de presenças ao módulo quando estão a lançar as classificações dos alunos. Permite ainda o registo  das avaliações feitas nas diversas épocas de recuperação.  As pautas podem ser modulares, periódicas, globais ou para um intervalo de datas.

A aplicação permite o registo de todos os dados relativos à Formação em Contexto de Trabalho (FCT), desde o regulamento até aos dados relativos às empresas que acolhem formandos, o monitor e professor orientador. Permite, ainda, registar a assiduidade, os sumários e a avaliação. Em suma, possibilita a inserção dos dados essenciais no Dossier de Formação do Aluno.

A aplicação permite o registo de todos os dados relativos à Prova de Aptidão Profissional (PAP), como o regulamento, o cronograma, a listag de todos os alunos, com a designação do projeto, do professor acompanhante e, por fim, da avaliação do aluno. Permite, ainda, o registo dos sumários e possibilita a inserção dos dados essenciais no Dossier do Projeto do Aluno.

Disponibiliza ao docentes e ao diretor de turma, o registo das medidas de integração na comunidade e/ou de recuperação, da aprendizagem que o aluno vai realizando ao longo do ano escolar, prevendo a subtração das faltas recuperadas no registo do aluno, mantendo sempre, no registo, aas faltas efetivamente dadas.

O objetivo é facultar indicadores que auxiliem na tomada de decisão dos vários interlocutores dos estabelecimentos de ensino, quer através do tratamento dos dados já existentes no sistema quer proporcionando uma recolha simples de outros considerados pertinentes, provenientes quer da avaliação periódica quer da caracterização dos próprios alunos, dos seus agregados familiares e dos contextos socioeconómicos a que pertencem. Também se pretende estudar a influência da implementação de medidas de promoção do sucesso (como o são as aulas de apoio, o aumento de carga letiva, ou menos alunos por turma, entre outros), do nível habilitacional dos pais e encarregados de educação, ou do acesso a novas tecnologias nos resultados escolares.
A aplicação disponibiliza informação (recolhida aquando da matricula e ao longo do ano letivo), organizada e tratada estatisticamente.

Esta  aplicação permite as mesmas integrações que a plataforma inovar alunos.