Sistema integrado de gestão de instituições
Certificado pela AT
Escolas privadas e públicas, profissionais e externatos
O Inovar Sige é o sistema integrado de gestão de instituições, concebido para apoiar nas rotinas das comunidades educativas, promovendo o conforto, o bem-estar e a segurança de bens e pessoas. A agilização dos processos e o fácil acesso a informações de valor promovem o aumento de eficiência dos serviços permitindo uma otimização de recursos e rapidez de resposta.
O Inovar Sige é uma solução baseada em tecnologias web que associa identificação multimodal dos utilizadores (cartão, biometria, pulseira e/ou botão RFID) para gerir os acessos ao recinto escolar e a áreas específicas, marcar refeições e facilitar os micropagamentos dentro da instituição.
É um sistema certificado pela AT, com o número 963 e encontra-se devidamente preparado para criar ficheiros SAF-T(PT). Integra com outros produtos Inovar: Inovar Alunos, Inovar Ase e Inovar Pessoal.
Desempenha, portanto, um papel importante na gestão da instituição.
Acessos
Gestão dos acessos à instituição com base nos horários dos utilizadores. Permite o registo de visitantes.
Vendas
Possibilita a venda de produtos, o carregamento de saldos nas contas dos utilizadores e a gestão do stock dos produtos. Permite efetuar a comunicação do SAF-T(PT).
Refeições
Permite efetuar agendamentos e cancelamentos de refeições com base em horários definidos pela instituição. Controlo e análise dos consumos e marcações efetuadas.
Indicadores
Disponibiliza informação em formato de dashboards e diversificados relatórios dedicados a cada área.
O InovarSIGE proporciona ao aluno um conjunto de informações sobre a sua vida dentro da escola a que, de outra forma, ele não teria acesso, nomeadamente, consumos, entradas e saídas, marcação e consumo de refeições, etc…
Em complemento, o sistema de notificações é um veículo extremamente útil de divulgação de informação por parte do Conselho Executivo.
Na vertente de controlo de acessos, o Inovar Sige permite a identificação de todos os alunos à entrada da instituição. Ao entrar, o aluno passa o seu cartão num leitor da portaria da escola, sendo que a sua fotografia aparece na aplicação ‘Porteiro’ para efeitos de validação.
O sistema conhece também o horário do aluno, permitindo o acesso apenas aos alunos no horário a que têm aulas. Deste modo, todas as situações de acesso à instituição fora do horário de aulas são claramente identificadas, podendo a instituição adotar o procedimento que melhor entender.
De igual modo, o sistema verifica todas as saídas dos alunos do recinto de forma flexível, permitindo à instituição implementar os procedimentos que entenda mais corretos.
Na vertente de eliminação do numerário, as capacidades do sistema como meio de pagamento permitem a total eliminação da circulação de dinheiro dentro da instituição.
Deste modo, como os alunos não precisam de transportar dinheiro consigo, reduzem-se motivações para os roubos ou situações de bullying. As capacidades particulares do Inovar Sige conseguem levar a eliminação do numerário a um ponto mais elevado nomeadamente, através da integração com máquinas de venda automática e de fotocópias.
A introdução dos quiosques de auto-serviço permite aos alunos adquirirem previamente as senhas para os consumos no bar ou papelaria, o que representa um melhor aproveitamento do tempo em intervalos.
De igual forma, o aluno poderá utilizar o quiosque para fazer o agendamento de refeições que pretende adquirir, a qualquer hora do dia. O preço das refeições é debitado na conta do aluno e a sua marcação é guardada no sistema, sem necessidade de emissão de senhas, sendo apenas necessário a apresentação do cartão no refeitório para consumir a refeição.
Também através dos quiosques o aluno pode pedir a emissão de determinados documentos à secretaria da escola, dispensando-o de perder tempo em filas. O próprio sistema pode também avisá-lo quando o documento estiver pronto, o que lhe poupa também deslocações desnecessárias apenas para saber do andamento do pedido.
A atribuição de um cartão com vertente de pagamentos constitui um meio de atribuir ao jovem um maior grau de responsabilidade e, assim, uma maior autonomia, até pela necessidade de gestão do seu saldo de cartão. Além disso, todas as compras realizadas com o cartão InovarSIGE ficam registadas no sistema, podendo o aluno, a qualquer instante, consultar os movimentos realizados na sua conta, com vista a evitar os consumos
descontrolados ou desnecessários.
Mais uma vez, o Inovar Sige apresenta a sua vertente pedagógica, ao preparar os alunos para lidar com dinheiro e com pagamentos por cartão.
Cada escola é obrigada a manter um conjunto de contas bancárias onde é feito o depósito dos fundos provenientes dos vários centros de receitas próprias: papelaria, bufete, etc.. No caso do Inovar Sige, todo o dinheiro entregue pelos utilizadores do sistema é depositado numa conta; à medida que os utilizadores vão fazendo os seus consumos, tudo se resume a transferências entre contas, facilitando enormemente o trabalho das instituições.
No caso dos refeitórios, o Inovar Sige permite uma gestão mais rentável, uma vez que é possível saber, com exatidão, qual o número de refeições adquiridas.
Nos casos em que é permitida a aquisição de refeições “na hora”, o Inovar Sige permite uma contagem em tempo-real das refeições servidas, quer compradas antecipadamente, quer compradas na altura, permitindo ao responsável pela cozinha gerir a situação da forma que entenda mais conveniente.
Criação de procedimentos mais rápidos e eficazes. No caso dos bufetes, o pagamento por cartão ou senha previamente adquirida gera, desde logo, a eliminação do dinheiro e, por conseguinte, da necessidade de trocos.
Este procedimento contribui para o aumento da qualidade do trabalho dos funcionários, que estão focalizados na função de servir ao balcão, não tendo outras preocupações em mente, como acontece quanto têm também de processar os pagamentos.
A circulação de dinheiro é resumida apenas aos pontos em que é feito o carregamento de cartões. Apenas neste posto é necessário conferir o dinheiro em numerário com o saldo em caixa. A partir daqui, todas as transações são lidadas pelo sistema e correspondem apenas movimentos entre contas, facilmente verificáveis, sempre que haja necessidade disso.
No caso da portaria, o sistema toma a seu cargo a verificação dos horários de todos os alunos que entram e saem, permitindo ao funcionário preocupar-se apenas com as situações em que seja necessária a sua intervenção. Apenas é necessário velar para que todos os alunos façam a sua identificação no sistema.
A identificação do aluno no módulo Porteiro é feita pela comparação visual da fotografia exibida no computador com o aluno que apresentou o cartão, permitindo imediatamente detetar situações de fraude e de tentativa de utilização de um cartão alheio.
Em complemento, a portaria pode ser equipada com torniquetes físicos ou virtuais.
Quando é detetada uma situação de entrada ou saída incorreta, o sistema emite um alarme, levando o funcionário da portaria a intervir, se necessário.
Inovar Alunos
Inovar Ase
Inovar Pessoal
O cruzamento da informação armazenada no sistema permite a emissão imediata de relatórios sobre as mais variadas situações abrangidas pelo Inovar Sige.